Pessoas com artrose – Shutterstock

Basta apenas um acompanhamento para não haver nenhum dano para saúde

Resumidamente, a artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, condição que deixa muitas pessoas receosas sobre o que se deve fazer. Nesse sentido, o estudo da Universidade do Sul da Austrália alegou que pessoas com artrose lidam com o medo de exercícios físicos.

Entenda o receio das pessoas com artrose no esporte

69% das pessoas com artrose mantinham crenças “fortes” de que o exercício físico era perigoso do que a média das pessoas sem dor. Os investigadores desenvolveram uma ferramenta, que pode detectar e avaliar essas crenças implícitas das pessoas sobre o exercício.

A pesquisa ainda indicou que para compreender como alguém se sente em relação a um exercício é importante ir além de apenas perguntar diretamente. O motivo é que a crença implícita pode ser um melhor preditor do comportamento real do que o que as pessoas relatam.

O teste de associação implícita online usado nesse estudo apresenta uma série de palavras e imagens às quais um participante deve associar rapidamente como seguro ou perigoso.

Palavra final

“A atividade física ameniza os sintomas da artrose em longo prazo por estimular os músculos da coxa que ajudam a proteger a articulação do joelho. Alongamento da forma correta, fortalecimento muscular e escolher o calçado ideal para a prática esportiva são três cuidados que devemos ter e que fazem muita diferença”, concluiu o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.

Fonte: www.sportlife.com.br