Os brasilienses devem se preparar para ventos fortes nesta terça-feira (24/1). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as chuvas cheguem durante o dia, acompanhadas de rajadas de vento isoladas, que podem alcançar 60km/h. Por isso, o órgão alerta que os moradores da capital tomem cuidados para evitar acidentes.
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a partir de 40km/h os ventos já devem ser considerados intensos. Segundo a especialista, locais como Gama, Paranoá e Águas Emendadas costumam ter registros de rajadas. “Ontem, o maior registro foi no Gama, que chegou a 47 km/h. Por ser uma região descampada, aberta, em que não há interação com uma área com prédios, fica sujeita a esses tipos de fenômeno”, explica.
Ainda, segundo Andrea, a previsão é que um alerta amarelo, de chuvas intensas, seja emitido durante a manhã. “Vamos emitir um alerta com a previsão de que chova entre 20 a 30 mm/h, podendo chegar a um total diário de 50mm, e cobre rajadas que podem chegar até 60km/h”, diz. “A tarde, a previsão é de pancadas de chuvas com volumes mais significativos, com rajadas de vento isoladas. Já tivemos registros de chuvas hoje em Brazlândia e no Gama durante a madrugada”, completa.
A temperatura no DF deve variar entre 17ºC e 27ºC, e a umidade relativa do ar pode chegar a 50%. A máxima registrada foi de 95%. “Os cuidados devem ser aqueles já conhecidos. Em caso de vento forte, evite se abrigar embaixo de árvores porque há risco de quedas e descargas elétricas; não estacione os veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda; e evite usar aparelhos ligados à tomadas”, completa Andrea.