A Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação se negou a auxiliar a Secretaria de Saúde do Distrito Federal no combate à covid-19 na capital. Em ofício enviado à pasta, a rede afirmou não ter condições de receber pacientes infectados pela doença.
A justificativa é que a maioria dos pacientes atendidos pertence aos grupos de risco, “como idosos, pessoas com lesões neurológicas graves, imunodepressão, paraplegia, tetraplegia ou com outros quadros de deficiência, além de outras comorbidades associadas”. A Rede Sarah possui dois hospitais no Distrito Federal.
A Rede Sarah reiterou ainda que estas pessoas não podem ter os tratamentos suspensos e que está havendo uma “demanda adicional significativa” de pacientes que sobreviveram à covid e ficaram com sequelas. “O processo de reabilitação envolve avalição global interdisciplinar e adoção de intervenções multifacetárias.”
“Nossas infraestruturas de espaço, equipamentos e recursos humanos são todas voltadas para reabilitação, não sendo adequadas para receber pacientes para internação especializada em COVID-19.”
Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação
Foto: Nelson Kon/Divulgação