Tiago nos ensina que podemos nos alegrar quando estamos envolvidos em situações difíceis, sabendo que Deus está testando nossa fé para gerar perseverança. Descobri que as provações, afinal, geravam perseverança em mim, mas primeiro elas traziam o lixo à superfície — orgulho, ira, rebelião, autopiedade, reclamação e muitas outras coisas. Parece que essas características contrárias a Deus precisam ser encaradas e tratadas, com a ajuda de Deus, porque elas atrapalham a perseverança, assim como outros bons frutos, como a bondade, o amor, a humildade, entre outros.
A Bíblia fala sobre purificação, santificação e sacrifício. Essas palavras não são muito populares, não obstante são coisas pelas quais precisamos passar para nos tornarmos como Jesus no nosso caráter. O desejo de Deus é nos tornar perfeitos, sem faltar nada. Ele quer que sejamos cheios dos frutos de justiça, o que geralmente requer que passemos por algumas dificuldades que, embora sejam desagradáveis, no fim, nos ajudam a amadurecer.
Passei por dificuldades na minha vida por muito tempo, até que finalmente aprendi que Deus queria fazer com que elas cooperassem para o bem e usá-las para me ajudar de muitas maneiras. Ele quer simplesmente que você e eu nos rendamos e digamos: “Confio em Ti, Deus. Creio que quando esta dificuldade terminar, serei uma pessoa melhor do que era antes disso começar!”.
Não importa pelo que você esteja passando, confie que você está se aproximando mais de Deus a cada dia!