Calor e chances de chuvas isoladas no período da tarde marcam esta sexta-feira (12/5). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima deve chegar a 30°C. Além disso, a umidade tende a ter mínima de 35% com aumento da nebulosidade ao longo do dia.

O meteorologista do Inmet Heráclio Alves destaca que o dia começa com poucas nuvens. “No decorrer do período, aumenta a quantidade e tende a ganhar força até pelo aquecimento. À tarde não se descarta uma chuva isolada mesmo que fraca”, pontua.

No Distrito Federal, os termômetros atingiram a mínima de 14°C nas regiões do Gama e de Águas Emendadas, enquanto no Plano Piloto foi de 16°C. A umidade relativa do ar no período da manhã fica em torno de 95%.

Para o fim de semana, Heráclio avalia que não terá muitas mudanças em relação aos dias anteriores, com temperaturas variando de 14°C a 30°C. “As chances de chuvas diminuem, principalmente no domingo”, ressalta.

De acordo com o meteorologista, maio não é considerado um mês chuvoso, mas ainda chove e elas podem ocorrer de forma isolada. Para o mês de abril, a média de precipitação esperada nas estações meteorológicas era de 145,2 mm, enquanto para maio é de apenas 26,9 mm. “É um mês mais seco com frequências de dias sem chuvas maiores que os períodos anteriores”, conclui.