Lançado nesta semana, o Pix – novo meio de pagamento eletrônico – já havia sido responsável pela a realização de 1 milhão de transações bancárias na última segunda-feira (16). De acordo com o Banco Central, os sistemas operados pela instituição financeira apresentaram disponibilidade total e pleno funcionamento.
No dia do lançamento, ocorreram apenas incidentes pontuais já esperados para o primeiro dia de operações amplas. Os incidentes apresentados foram registrados, principalmente, nas primeiras horas de operação, mas solucionados rapidamente, segundo informou o Banco Central.
Para uma melhor experiência de pagamento, o Banco Central reforça o uso das Chaves Pix, que além de tornar mais simples a operação, garante que as informações da conta estejam corretas. A chave pode ser o número do CPF ou do CNPJ da empresa, o do celular ou ainda o e-mail, por exemplo.
As transações são feitas por meio do aplicativo do banco no qual o usuário tem conta. A ferramenta também permite o cadastro no PIX e escolher a chave da conta.