Os brasilienses podem se preparar para um dia de muito calor no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 34°C nesta quinta-feira (9/11). Além disso, a umidade relativa do ar ficará baixa nas horas mais quentes do dia, com mínima podendo chegar a 15%. Devido a um sistema de alta pressão, a capital segue sem previsão de chuvas.

Segundo a meteorologista do Inmet Dayse Moraes, o dia promete ser quente e com baixa umidade. O tempo deve continuar assim nos próximos. “Não tem previsão de chuvas para esta terça-feira, nem para os próximos”, destacou a especialista.

Os termômetros devem atingir os 34°C, enquanto a mínima registrada foi de 16,1°C, na região do Plano Piloto. A umidade máxima nas primeiras horas do dia foi de 75%. Nas horas mais quentes do dia, a mínima deve ficar em torno de 15% a 20%.

Para os próximos dias, a previsão é de que as temperaturas aumentem ainda mais no DF. “Brasília deve alcançar a máxima a partir do fim de semana, com máxima de 35°C”, ressaltou Dayse Moraes.

Conhecido por ser um mês chuvoso, novembro tem surpreendido os brasilienses. A meteorologista do Inmet explica que há um bloqueio atmosférico na região. “É um sistema de alta pressão que está inibindo a nebulosidade e essa formação de chuvas. Ele serve como um tampão e não deixa formar nuvens. Com isso, a radiação solar incide, então esquenta muito”, detalhou.