O dia no Distrito Federal começa com uma temperatura amena, com mínima de 18°C, e com a máxima podendo chegar aproximadamente a 29°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, há uma probabilidade, logo pela manhã, de radiação solar um pouco mais leve e com bastante nuvens e rajadas leves de vento. A tendência é de pancadas de chuvas isoladas também ocorram pelo período da manhã, em algumas áreas do DF.

Sobre o índice pluviométrico – que mede a chuva em milímetros -, de acordo com o meteorologista do Inmet Heráclio Alves o maior acumulado foi no Gama em abril. “No decorrer desse mês de abril o maior acumulado está sendo na região do Gama, com 133 mm (o que equivale a 92% da média de todo o mês). Aqui no Plano Piloto o acumulado é de 88 mm (o que equivale a 61% da média de todo o mês). A média (ou o normal) para o mês de abril é de 145,2 mm” afirma o especialista

Já pela parte da tarde da tarde, a previsão é de que a nebulosidade se intensifique e pancadas de chuvas apareçam com mais intensidade. As rajadas de vento passam de fracas para moderadas. Trovoadas isoladas também estão previstas. Durante o período da noite, a nebulosidade também permanece, junto às pancadas de chuvas e trovadas isoladas que tenderão a continuar.

Quanto à umidade relativa do ar, o tempo permanece ameno, típico do outono, com máxima de 95% máxima e podendo chegar aproximadamente em até 50%, ou seja, um tempo agradável para os brasilienses.

A recomendação é de que a população se previna quanto à chuva, levando guarda-chuvas e capas de chuva, para evitar a exposição as pancadas de chuva previstas. Aos motoristas, a orientação é de cuidado ao estacionar em áreas de possível risco de alagamento e evitar de estacionar debaixo de árvores, locais próximos a bueiros e bocas de lobo, e principalmente, próximo à postes e árvores, por conta das trovoadas previstas.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins