Prepare o guarda-chuva que há mais chances de mais chuva nesta terça-feira (11/4) no Distrito Federal. O dia amanheceu com bastante nebulosidade, assim como visto ontem. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas são esperadas principalmente para os períodos da tarde e da noite com possibilidade de rajadas de ventos e trovoadas. Na segunda-feira (10/4), as fortes chuvas causaram estragos pela cidade.
A meteorologista Dayse Moraes destaca que, mesmo com bastante nebulosidade nas primeiras horas da manhã, o dia deve ter ainda uma abertura de sol com aquecimento. “Com isso, aumenta a possibilidade de chuvas na parte da tarde e da noite”, pontua, ressaltando que as chuvas podem ocorrer com maior intensidade em algumas regiões, além da ocorrência de rajadas de ventos, trovões e raios.
Os termômetros devem atingir a temperatura máxima de 28°C, enquanto a mínima registrada foi de 17°C. A umidade relativa do ar vai ficar entre 45% a 95%.
Estragos
O mês de abril ainda é considerado chuvoso, segundo o Inmet. A média de chuvas esperada nas estações meteorológicas é de 145,2 mm. Na noite desta segunda-feira (10/4), os brasilienses presenciaram um temporal na cidade que deixou ruas alagadas.
Na região do Paranoá, vídeos enviados ao Correio mostram riachos nas ruas, carros ilhados e moradores assustados. A especialista ressalta que, até a manhã desta terça-feira (11/4), já choveu 80% do esperado na estação localizada na região, com 115,8 mm.
Somente nesta segunda-feira (10/4), a estação marcou 80,8 mm, sendo a região mais atingida pelas chuvas ocorridas no dia. Em um supermercado atacadista da cidade, a água entrou loja adentro. Além disso, na região do Paranoá Parque, uma família teve a casa invadida pela água da chuva.
A região central da capital aparece logo atrás. Nesta segunda, choveu o equivalente a 60,4 mm, chegando a 55% do esperado para o mês. Nas tesourinhas da Asa Norte, ao menos dois veículos ficaram parados em meio à via alagada na 209/210 Norte.