Não fomos criados para ter culpa. Deus nunca pretendeu que Seus filhos fossem sobrecarregados pela culpa, e é por essa razão que nosso organismo não lida bem com isso. Se Deus quisesse que nos sentíssemos culpados, Ele não teria enviado Jesus para nos redimir da culpa. Ele levou e pagou pelas nossas iniquidades e pela culpa que elas causam (ver Isaías 53:6 e 1 Pedro 2:24-25).

Como crentes em Jesus Cristo e como filhos e filhas de Deus, podemos ser gratos porque fomos libertos do poder do pecado (ver Romanos 6:6-10). Isso não significa que nunca iremos pecar, mas significa que quando pecarmos, podemos admiti-lo, receber perdão e estar livres da culpa. Nossa jornada com Deus em direção ao comportamento reto e à santidade é progressiva, e somente quando pararmos de arrastar a culpa dos erros passados conosco é que realmente progrediremos para a verdadeira liberdade e alegria.


Oração de Gratidão

Pai, eu Te agradeço porque não tenho de carregar a culpa e a vergonha comigo enquanto passo pela vida. Ajuda-me a abandonar os meus erros passados e a andar na liberdade da Tua graça e perdão.