Por isso separamos alguns temas relacionados a esse assunto. No texto de hoje vamos falar sobre o momento em que o profeta Elias enfrentou profunda tristeza.
Introdução
Em um mundo com mais de 7,674 bilhões de habitantes, cada vez vemos mais pessoas sozinhas. E estar sozinho(a) nem sempre tem a ver com ter ou não alguém à sua volta. Muitas vezes isso está relacionado a como está se sentindo, com a impressão de não ter em quem confiar, com quem contar ou até mesmo em sentir que precisa manter uma máscara de felicidade o tempo todo. Talvez você que está lendo esse texto agora esteja se sentindo assim e de cara já quero te dizer: você não está sozinho(a)!
Não é fácil falar, mas é necessário
Sinceramente hoje não está fácil de escrever essa reflexão, não porque não tenha o que falar, mas porque vi muitas vezes cristãos desdenhando quando o assunto é saúde mental por considerar ansiedade, depressão entre outros transtornos como sendo falta de Deus. Então, antes de dizer qualquer coisa, quero te lembrar que nossos corpos e mentes são complexos e que mesmo pessoas tementes a Deus, com suas histórias retratadas na Bíblia, enfrentaram tais dificuldades.
Elias e a depressão
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
1 Reis 19:4-9
Elias, assim como muitos enfrentou momentos difíceis. Ele ficou tão deprimido, que quis dar uma basta na própria vida, pedindo isso inclusive para Deus: “Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma”. Neste período, Israel estava em uma situação triste, pois Acabe era um rei fraco espiritualmente, e dominado pela sua esposa, Jezabel, que havia introduzido o culto ao falso deus Baal.
Elias tinha um ministério de juízo. Sua fé havia sido testada no monte Carmelo, de onde ele saiu vitorioso. Ele era um gigante em oração. Mas a rainha Jezabel estava ameaçando a sua vida e o mandou inclusive um aviso de morte. Elias ficou desesperado e fugiu de Israel, atravessou Judá e, desanimado, foi para Berseba, onde caiu em uma depressão profunda.
Elias sentiu…
Agora vamos a alguns pontos do que o profeta sentiu. Elias se sentiu fracassado, pois apesar da vitória contra os falsos profetas, Acabe e Jezabel continuaram como antes, não houve nenhuma mudança em seus corações e isso o fez sentir que não havia cumprido com o que deveria. Ele também se sentiu só, como está descrito em 1 Reis 19:10-14. Aqui quero trazer alguns outros relatos da bíblia, pois Elias não foi o único a se sentir assim.
Paulo teve a mesma experiência no fim da sua vida, em 2 Timóteo 4:16 está escrito: “Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram”. Essa foi uma experiência vivenciada pelo próprio Senhor Jesus no Jardim de Getsêmani, pois mesmo seus discípulos o deixaram só.
O profeta Elias também sentiu cansaço como podemos ver em 1 Reis 18:46, pois lutou, sentiu exaustão e tensão no monte Carmelo. Com isso podemos ver que muitas vezes, apesar de experimentar vitória em nosso serviço para o Senhor, quando estamos exaustos fisicamente, o inimigo pode tentar nos derrubar.
O meu ponto aqui é mostrar que se hoje você se sente solitário, cansado, deprimido ou frustrado, saiba que esses sentimentos não são exclusivos seus.
Deus restaurou o ânimo de Elias
O Senhor não abandonou Elias e o tratou com amor e compreensão. “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Salmos 103:13-14). Deus restaurou o ânimo do profeta com uma boa refeição, uma boa noite de sono e uma palavra de encorajamento. Então, com a ajuda do Senhor Elias superou seu estado depressivo.
Como resultado, vemos sua visão ser restaurada, sua vocação renovada e ele voltou para o serviço em Israel. Ele teve a sua confiança renovada em Deus. Elias descobriu que não estava sozinho – o Senhor deu-lhe uma palavra de conforto. Da mesma forma, você pode contar com a presença de Deus em sua vida. Ele é onipresente. Saiba que você sempre tem o Espírito Santo ao seu lado.
Conclusão
Talvez você se sinta sozinho no momento e esteja até enfrentando a depressão, ansiedade, ou qualquer outro transtorno psicológico, mas saiba que não está sozinho(a). Sugiro que hoje leia o Salmo 4. Caso você precise ler isso hoje, saiba que você é um filho amado de Deus e não será desamparado por Ele.
Deixo aqui algumas dicas para caso você precise ajudar alguém nessa situação hoje:
- Mostre que você se importa!
- Agradeça pela pessoa se abrir com você!
- Não tenha medo de falar sobre suicídio.
- Entenda e explique que depressão é uma doença.
- Não julgue nem menospreze os sentimentos dela.
- Encoraje a conversar com um profissional! (Lembrem-se os médicos possuem inteligência e conhecimento dados por Deus para cuidarem de nós).
Deus te abençoe!