1 copo (americano) da água do cozimento da mandioca
1,5 kg de costela bovina
1 colher (sopa) de banha de porco ou óleo
1 colher (sopa) de colorau
1 colher (sopa) de sal
2 tomates
1 cebola picada
1 cabeça de alho amassada
Cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto
Água fervente quanto baste
Modo de preparo
Coloque os pedaços de costela em uma vasilha, adicione ⅔ do alho amassado com o sal, a pimenta-do-reino e misture bem para temperar a carne por completo.
Aqueça a banha ou o óleo em uma panela grande, em fogo médio, e doure bem a costela até formar uma crosta no fundo da panela.
Retire a carne e reserve. Na mesma panela, adicione a cebola e mexa bem para soltar o fundinho da panela, o que vai dar muito sabor.
Acrescente o restante do alho com sal, o colorau, os tomates picados e o vinho branco. Mexa bem e deixe ferver por cerca de 2 minutos.
Transfira esse refogado para a panela de pressão, adicione a costela, cubra com água fervente, tampe e, quando pegar pressão, cozinhe por 45 minutos.
Desligue o fogo, espere sair toda a pressão, abra a panela e deixe esfriar um pouco. Uma camada de gordura irá se formar na superfície — remova com uma concha para deixar o prato mais leve.
Bata no liquidificador alguns pedaços de mandioca com a água do cozimento até obter um creme liso.
Volte a panela de pressão ao fogo, adicione as mandiocas cozidas inteiras e o creme de mandioca, misturando bem para incorporar.
Ajuste o sal e deixe ferver por mais alguns minutos até engrossar.
Desligue o fogo e sirva essa vaca atolada mineira irresistível!